Durante o treinamento da Força Terrestre de Autodefesa do Japão, em Shiga, um projétil foi para fora e indiretamente atingiu um veículo.
Vidro lateral do carro estoura com fragmentos do asfalto atingido com o projétil do morteiro, em Shiga (Sankei e Asahi)
Por volta das 13h20 de quarta-feira (14) um motorista de 71 anos foi surpreendido com um som metálico, como se fosse um raio, segundo ele, quando estava ao volante.
Publicidade
Passava pela rodovia 303, do lado externo do campo de treinamento da JGSDF- Força Terrestre de Autodefesa do Japão de Aibano, em Takashima (Shiga).
Ele relata que não se feriu, mas o vidro lateral do carro foi atingido e partiu sobre o asfalto. Um projétil de morteiro teria atingido o asfalto e fragmentos arrebentaram o vidro lateral do carro.
Como tinha ouvido os tiros logo pensou que se tratava de um deles. Ligou para a polícia e prefeitura e permaneceu escondido dentro do carro até a chegada das autoridades. “Pensei que viria um outro”, relatou para o jornal Asahi.
Também contou que tinha acabado de deixar 2 amigos e estava voltando.
O projétil de morteiro encontrado na beira da rodovia 303 era de 81mm. Há possibilidade de que mais 2 tenham saído da área do campo de treinamento.
Hiroshi Yamada, Secretário da Defesa, visitou a prefeitura de Takashima na manhã de quinta-feira (15) para apresentar desculpas. Informou ao prefeito que suspendeu os treinamentos do local usando morteiro.
Fontes: Asahi, Sankei e JNN
Fotos: Sankei e Asahi