Cliente autoritário ordena fazer ‘dogeza’ ou se desculpar ajoelhado e com a cabeça no chão (NHK)
O Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar informou na sexta-feira (16) que planeja formular as primeiras diretrizes para proteger os funcionários contra os diversos tipos reclamações maldosas dos clientes, incluindo agressões e violência.
Publicidade
Esse tipo de comportamento maldoso chama-se assédio do cliente, o qual pode ser expressado por uso de palavras agressivas, atitudes de violência e de sermões desnecessários.
O sindicato da categoria de trabalhadores em lojas, restaurantes e bares realizou um levantamento. Cerca de 70% dos trabalhadores confirmaram que já sofreram danos psicológicos com esse tipo de assédio.
Por essa razão, o ministério planeja formular a primeira diretriz para evitar esse tipo de reclamação maldosa. Pretende fazer com que as empresas introduzam as medidas para proteção dos seus funcionários.
Pretende colocar o assédio do cliente com o mesmo tratamento dado a outros como o sexual, moral ou do poder. Também pretende descrever quais tipos de atitudes se enquadrariam como tal.
Fonte e foto: NHK