A empresa de pesquisa de mercado global Euromonitor International divulgou em 3 de dezembro seu “Top 100 City Destinations 2018”, cobrindo as cidades líderes do mundo classificadas por chegadas de turistas internacionais.
O ranking mostra que seis das 10 cidades mais visitadas em 2017 estão na Ásia, com Hong Kong e Bangkok nas duas primeiras posições e Singapura, Macau, Kuala Lumpur e Shenzen entre as 10 primeiras na lista.
“A Ásia continua sua subida, contando por 41 das 100 cidades globalmente em 2018, em comparação a 37 cidades em 2012, com cidades no Japão e na Índia se mantendo por causa de seus crescimentos em chegadas internacionais”, comenta o consultor da Euromonitor, Wouter Geerts.
Enquanto cidades asiáticas sejam as claras vencedoras, aquelas no Oriente Médio e região da África, como Jerba, Sousse e Sharm el Sheik saíram do ranking nos últimos anos, principalmente por causa de ataques terroristas e subsequente crise na demanda. Em contraste, um forte crescimento foi registrado por cidades turcas, enquanto o país se recupera de um turbulento ano de 2016.
O relatório deste ano também destaca três cidades que se juntaram à classificação pela primeira vez:
Batam
Batam, na Indonésia, subiu 31 posições desde 2012 e fortalece o grupo de cidades asiáticas dentre as mais visitadas no mundo. A tendência de subida deve continuar, e a cidade poderá ter um crescimento de 12% de chegadas de turistas internacionais em 2018.
Santiago
O Chile entra em destaque no ranking pela primeira vez, visto que sua capital apresentou um crescimento saudável de 18% no número de chegadas em 2017, subindo 17 posições no ranking desde 2012 para se tornar a 93ª cidade mais visitada no mundo.
Porto
Após ganhar o Leading Destination 2018 da Europa no World Travel Awards, Portugal está novamente no destaque, visto que Porto entra pela primeira vez para o ranking das 100 cidades mais visitadas do mundo, subindo 42 posições desde 2012.
Para fazer o download gratuito da lista, basta preencher alguns dados, como email. Toque aqui para abrir.
Fonte: Business Wire