Por causa de uma onda quente vinda do sul, boa parte do arquipélago vivencia desde segunda-feira (3) um calor recorde em dezembro. Em Naha (Okinawa) os termômetros marcaram 28ºC, às 13h. População local e turistas foram vistos com roupas de manga curta e tomando sorvete nas ruas para aliviar o calor.
Em Kyushu e Chugoku não foi diferente. Temperaturas na faixa de 17ºC a 18ºC em Kagoshima e nas dunas de Tottori.
Em Ueda (Nagano), a estação de esqui que já deveria estar operando, não tem neve. Teve que adiar o início da temporada para 8 deste mês.
Essa massa quente elevou as temperaturas no restante do arquipélago, na terça-feira (4). Às 11h fez calor de 25ºC em Fukuoka (província homônima), 25ºC em Hamada (Shimane) e 20ºC em Arashiyama na cidade de Quioto (província homônima), bem como em Nagoia (Aichi) e em Kanto.
Mas a alegria pelos dias de calor dura pouco. Segundo o site de informação meteorológica Tenki, a partir de sábado pela manhã o clima será de inverno. No sábado (8), a previsão é de máxima de 8ºC em Nagoia.
Apesar dos dias ensolarados, de Kanto a Kyushu, será preciso usar agasalhos pesados de inverno para se proteger do frio a partir do fim de semana.
Fontes: JNN, ANN e Tenki