É preciso tomar muito cuidado para evitar a infecção pela Campylobacter, conforme indica o nome, uma bactéria. Ela pode estar, inclusive, dentro da geladeira.
Com a chegada da época das festas as famílias costumam preparar pratos com frango ou peru. Apesar dessa bactéria estar presente em outros alimentos, os tratos digestivos das aves também podem estar infectados. Mas não se assuste. Basta seguir os cuidados.
Sintomas da infecção por Campylobacter
Os sintomas se parecem com o da gripe, com mal-estar e febre que pode variar de 38 a 40ºC. Além disso as pessoas podem sentir ânsia de vômito, calafrio, dor de cabeça, dor abdominal e ter diarreia. Também podem ter cãibra.
Começam após 2 dias da exposição e os sintomas se prolongam até 1 semana.
O exame é feito através da coleta das fezes e ocasionalmente, de sangue.
Há pessoas que se fizerem a reposição do líquido que perdem se recuperam rapidamente.
Porém, há outras que precisam tomar antibiótico, sob recomendação médica. O ideal é procurar logo um hospital para que não tenha complicações futuras, causando outras doenças como bacteremia, síndrome de Guillan-Barré e artrite reativa.
Como se prevenir
Uma das formas de evitar é lavando bem as mãos, principalmente quando chega da rua. Além de ajudar a evitar a influenza, serve para essa infecção também.
Outra atitude é manter a geladeira limpa e higienizada. A Campylobacter pode sobreviver por um longo tempo em ambiente de baixa temperatura, por isso, a geladeira não está livre dela.
Antes de colocar a bandeja de frango comprada no supermercado, na geladeira, lembre-se de reembrulhá-la com um plástico ou colocá-la em uma outra vasilha limpa, mantendo distância de outros alimentos.
Pia e utensílios de cozinha
Lavar e higienizar com água sanitária a pia da cozinha, os utensílios como faca e tábua de cortar carne, os talheres usados para a manipulação, o escorredor de legumes e hortaliças e tigelas usadas para o preparo dos alimentos. Tudo isso deve ser feito especialmente depois de manusear o frango cru.
Como essa bactéria é fraca à alta temperatura, tome o devido cuidado de se certificar que a carne do frango está bem cozida, frita ou assada.
Em geral, aqueles pedaços de frango cozido que vão na salada mista podem estar mal passados. Ou os que são fritos. Por isso, confira sempre se não tem nada vermelho ao partir um pedaço.
Como a Campylobacter sobrevive pouco tempo em ambientes secos, é importante ter em mente a limpeza e a secagem dos utensílios e equipamentos de cozinha.
Com esses cuidados simples, a refeição da família pode ser preparada de forma segura.
Boas festas!
Fontes: NIID e CookPad