As duas montadoras Toyota e Daihatsu anunciaram na quarta-feira (5) o lançamento de um dispositivo eletrônico para evitar confusão entre os pedais do freio e acelerador.
No Japão são mais de 5 milhões de idosos, com idade superior a 75 anos, com carteiras de habilitação e motoristas ativos. Boa parte dos acidentes cometidos por eles é pisar no acelerador quando queria usar o freio. Em 2017 foram 4.722 em todo país, segundo a Agência Nacional de Polícia.
Com forte intenção de reduzir esse tipo de ocorrência as duas montadoras desenvolveram essa novidade. Deve ser instalado na concessionária pois possui 2 sensores, tanto na frente quanto na traseira. Detectam obstáculos e paredes a 3 metros de distância.
‘Solte o acelerador’ avisa dispositivo
Se o motorista pisar no acelerador nessa situação, no lugar do freio, um sinal sonoro dispara. Além disso, no painel tem um letreiro e a frase em vermelho avisará “solte o acelerador”. No caso de pisar ainda mais fundo, o dispositivo reduzirá a velocidade automaticamente.
O preço é de 59.508 ienes, com o serviço de instalação incluído, tanto na Toyota quanto na Daihatsu.
A meta é comercializar 2,5 mil unidades por mês. E tem uma justificativa.
Segundo levantamento das montadoras a média de troca dos veículos é de 7,5 anos. Os novos modelos das 2 montadoras já vêm com diversos dispositivos de segurança instalados.
Mas, os mais antigos não possuem e as montadoras estimam que há essa necessidade em cerca de 10% dos veículos dos usuários da Toyota e 20% da Daihatsu.
Para conferir outros lançamentos, toque aqui.
Fontes: Chunichi e Nikkei