O inverno começa oficialmente no sábado (22). Logo em seguida, na véspera do Natal (24) vem uma frente fria tornando os dias amenos mais gelados. Exceto em Okinawa, onde a temperatura máxima chegou a 25ºC na sexta-feira (21).
Em Hokkaido e nas províncias banhadas pelo Mar do Japão a tendência é de neve ou chuva na véspera do Natal.
Com vento mais forte em quase todo o arquipélago e temperatura mais baixa, a sensação térmica é gelada. Entre sol e nuvens na maioria das províncias, de Kanto a Kyushu, a recomendação é usar cachecol e casaco para se proteger.
Previsão de neve em vasta área, incluindo Nagoia e Hiroshima
A partir da tarde de 27 há previsão da chegada de uma frente fria muito rigorosa, em vasta área, incluindo Shikoku e Kyushu. Isso poderá interferir nas viagens de visita aos familiares no feriadão, pois nas províncias da costa do Mar do Japão a neve poderá ser intensa.
Só para se ter uma ideia do quanto é preocupante, a massa fria de -40ºC cobrirá o arquipélago central de uma altitude de 5.500m. Isso ocorre uma vez a cada vários anos. Essa corrente de -6ºC na altitude de 1.500m é suficiente para nevar mesmo nas planícies.
Por conta disso Hiroshima e Nagoia poderão ter flocos de neve no dia 28.
Como poderá nevar nos locais onde a população não está acostumada é preciso tomar cuidado no tráfego, usando pneus adequados ou correntes.
Como se trata de previsão, poderá mudar, alertam os especialistas.
Fontes: Weather News e Tenki