Bib Gourmand, de lámen a sofisticados pratos a preços acessíveis (Wikipedia, Photozou e Picryl)
O Guia Michelin é referência internacional de sabor e qualidade. E tem a categoria Bib Gourmand, muito interessante. Foi lançada a edição 2019 de Tóquio, onde pela primeira vez na história entrou um restaurante de onigiri. Essa iguaria tipicamente japonesa, em alta no mundo, agora ganhou esse privilégio.
Publicidade
Como se sabe os analistas do Guia Michelin vão aos restaurantes, não se identificam, tiram fotos e classificam a comida do estabelecimento de 1 a 3 estrelas.
É uma honra para o restaurante entrar na lista da que é considerada bíblia da gastronomia.
O que é Bib Gourmand
É uma categoria do Guia Michelin, igualmente de valor. Os analistas conferem tudo dentro do alto padrão de exigência mas incluem os restaurantes e casas que oferecem boa qualidade combinada com preços acessíveis. Portanto, o consumidor tem a oportunidade de degustar ricos pratos, criativos, de alta qualidade a preços bem em conta.
No guia 2019, de Tóquio, foram 519 estabelecimentos – hotéis e restaurantes – pontuados no Guia. Pela primeira vez o Onigiri Asakusa Yadoroku entrou na lista.
Um dos onigiris da casa escolhida que entrou no Guia Michelin (ANN)
E a resposta do público foi imediata, assim que a edição do Guia foi lançado. Filas e filas surpreenderam o dono, terceira geração da tradicional casa desses bolinhos de arroz, ou oniguiri na forma da língua portuguesa. Ele é exigente. Escolhe o melhor arroz da temporada e os recheios são ricos. Quando for a Tóquio, ou para quem reside na capital, vale a pena conferir.
Guia Michelin do Japão
No Japão há 11 publicações em livros físicos, das principais províncias. É possível conferir ryokan (hospedagem tradicional), hotéis e restaurantes. Podem ser adquiridos nas livrarias ou nas lojas online como Rakuten e Amazon.
Da esq. p/ dir. região Tokai, região Kansai, incluindo Tottori; Tóquio e Kyushu (Michelin)
Da esq. p/ dir. Hiroshima e Ehime, Miyagi, Hokkaido, Toyama e Ishikawa (Michelin)
Da esq. p/ dir. Hyogo; Kanto, e Fukuoka e Saga (Michelin)
Caso queira conferir pela internet, em inglês, toque aqui para abrir a página. Depois selecione a categoria, depois a região. Aparecerá uma lista com os nomes dos estabelecimentos e, caso queira abrir a página web, basta tocar sobre o nome; local, classificação em estrelas ou Bib Gourmand – bonequinho da Michelin com cara de apetite – e o nível de conforto.
Imagem da GuruNavi
Outra forma é se associar ao Club Michelin. Para isso é preciso preencher um cadastro online e pagar uma mensalidade de ¥324. Em contrapartida terá informações atualizadas e matérias bem interessantes, em japonês.
O que é Guia Michelin e por que é tão famoso
Começou com uma ideia simples e original, na França, em 1900. A fabricante de pneus Michelin queria proporcionar viagens para seus usuários. Os dois irmãos, então, colocaram a mão na massa e passaram a avaliar os hotéis e restaurantes.
As publicações passaram se tornar referência e mais tarde, bíblia. Em 1997 surgiu a Bib, com a carinha do personagem da logomarca.
Os avaliadores que inspecionam anonimamente os estabelecimentos são formados em gastronomia e têm no currículo experiência em renomados restaurantes.
Na Bib Gourmand do Japão os preços são de até 5 mil ienes para degustar delícias incríveis, de onigiri a lámen, de italiana a francesa. Que tal?
Fontes: divulgação e ANN