Munição não detonada em Naha é processada com explosão

Uma munição não detonada foi encontrada em um terreno na cidade de Naha. No domingo a vizinhança foi evacuada para a explosão.

Munição não detonada de 73 anos atrás foi processada em Naha (Okinawa Times)

Uma munição de 73 anos atrás, não explodida, foi encontrada em uma área residencial em Naha (Okinawa), a 2km do aeroporto, em agosto deste ano.

Publicidade

A munição tinha 20cm de diâmetro, 56cm de comprimento e peso de 50Kg. É vista como pertencente ao exército japonês da época.

Geralmente se lida com a munição removendo o fusível do detonador em um local seguro. Mas, desta vez como havia o risco de explosão, foi decidido cavar um buraco de cerca de 5 metros e usar um processo incomum, explodindo-a em um terreno da área residencial.

No domingo (9) cerca de 2,5 mil pessoas foram evacuadas para realizar a explosão. Das 10 às 17h os motoristas não podiam passar pela área, interditada para o processamento incomum.

Depois de realizada a explosão, especialistas conferiram várias vezes se realmente foi toda detonada.

Não houve nenhum ferido, mas muitos ouviram um som contido da explosão, fazendo as pessoas se recordarem da guerra.

Só em Okinawa estima-se que tenha pelo menos 2 mil toneladas de munições não detonadas, tanto do Japão quanto dos Estados Unidos. Para encontrá-las e processá-las ainda levará mais de 70 anos.

Na próxima semana mais 2 serão explodidas, por isso o monorail que liga o aeroporto à cidade será interrompido temporariamente.

Fontes: Okinawa Times e NHK 

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Frio severo: menor temperatura da temporada nas metrópoles

Publicado em 10 de dezembro de 2018, em Sociedade

Nas cidades baixa temperatura e nas montanhas paisagem branca, mesmo na região Tokai, o que encanta turistas.

De um lado a beleza da Aldeia Shirakawa e, de outro, a neve acumulada sendo retirada da rodovia em Fukui (Tokai TV e Fukui Shimbun)

A manhã de segunda-feira (10) foi a mais gelada da temporada. Às 6h30 foram registradas mínimas de 4,7ºC em Chiyoda-ku, Tóquio, 3,6ºC em Osaka (província homônima) e 1,4ºC em Nagoia (Aichi).

Publicidade

As pessoas tiveram que se enrolar nos cachecóis para irem ao trabalho.

Pessoas agasalhadas indo para o trabalho na manhã de segunda-feira em Tóquio (Asahi)

Também no domingo (9) as temperaturas em queda fizeram os povos se agasalharem. Em Nagoia a mínima foi de 3,1ºC e em Gifu (província homônima), foi de 2,6ºC.

Na Aldeia de Shirakawa (Gifu) fez frio mas quem esteve por lá se encantou. Toda aldeia ficou coberta de neve, com acúmulo de 16cm até as 8h, exibindo uma fotografia de cartão-postal.

Não foi diferente na cidade de Takayama (Gifu), outro ponto turístico. Os flocos brancos cobriram um dos pontos icônicos, a ponte Akainaka, e seu contraste do vermelho fizeram os turistas registrarem em fotos e vídeos.

Turistas se divertem com a neve em Takayama (CTV)

No domingo (9) a rodovia 157 na cidade de Katsuyama (Fukui) teve que passar pelo trabalho de remoção da neve acumulada. Foram 10cm no período de 2 às 5h.

Segundo a Agência de Meteorologia do Japão-AMJ a temperatura caiu em todo o arquipélago, exceto em Okinawa. Em Hokkaido a mínima da manhã de segunda-feira foi de -22ºC em Nakashibetsu. Está fazendo frio como de fevereiro.

A partir de segunda-feira a área de baixa pressão que se desenvolveu no sul de Kyushu se desloca em sentido a Kanto. Por isso, as regiões de Kansai a Kanto terão chuva a partir de terça-feira. Nos locais mais altos a previsão é de neve.  

Fontes: Asahi, Fukui Shimbun, Tokai TV e CTV

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Kumon - Aprenda japonês e tenha mais oportunidades!
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão