A neve pesada cobriu áreas montanhosas do arquipélago na noite de sexta-feira (28) e também continuou ao longo da costa do Mar do Japão, do norte ao oeste.
De acordo com a AMJ- Agência de Meteorologia do Japão, o padrão climático de inverno se intensificou trazendo massa de ar frio.
Desde as 23h de sexta-feira (28) foi registrado um acúmulo de neve de 1.47m na vila de Okura (Yamagata), no norte do Japão. Na vila de Hinoemata (Fukushima) o acúmulo foi de 90cm.
A neve também se acumulou até na área oeste do Japão, onde 4cm foram registrados na cidade de Matsue (Shimane).
A previsão é de que a neve continue principalmente ao longo da costa do Mar do Japão até o domingo (30). Até 70cm de acúmulo está previsto nas 24 horas até o fim da tarde deste sábado na província de Niigata e na região de Kanto Koshin. Até 60cm poderão se acumular em Tohoku e Hokuriku.
Um acúmulo de 40 a 60cm está previsto nas 24 horas até o fim da tarde deste sábado na região de Kanto Koshin.
Nevascas estão previstas no norte do Japão e na região de Hokuriku. Neste sábado, rajadas de vento de até 72Km/h podem atingir Hokkaido e a área de Hokuriku onde há previsão de mares turbulentos e ondas de até seis metros.
A AMJ pede à população que fique atenta a nevascas e seus efeitos nos meios de transporte, avalanches e neve que se acumulou em postes de luz e árvores.
Mais de 500 voos foram cancelados na sexta-feira, incluindo aqueles nos aeroportos em Hokkaido e nas regiões de Tohoku e Sanin. Neste sábado, mais voos não vão decolar ou sofrerão atraso.
Fonte: NHK