Sob a onda de frio intenso boa parte do Japão está com neve, coincidindo com o começo do feriado de fim de ano e começo do novo.
Até as planícies das regiões Tokai e Kansai receberam camada de neve na madrugada de quinta para sexta-feira (28). Em Nagahama (Shiga) há pontos da cidade que chegaram a acumular 13cm.
Em Gifu (província homônima) a neve chegou com 15 dias de atraso em relação ao ano anterior. Cidades como Sekigahara, Seki, Takayama e outras tiveram acúmulo de 1cm. O vilarejo de Shirakawa deve estar esplendoroso com 15cm de neve.
Em Aichi várias cidades receberam os flocos brancos também.
A previsão é de chegar a 40cm de acúmulo até o amanhecer de sábado, em Gifu, e de 1 a 5cm na província de Mie.
Em Tohoku e Hokuriku
Da noite anterior até a manhã de sexta-feira o acúmulo de neve em Hijiori Minamiyama (Yamagata) chegou a 1,40 metro. Em Tsunan (Niigata) chegou a 72cm, em Minakami (Gunma) foi de 56cm, na cidade de Toyama (província homônima) chegou a 37cm.
Previsões para sábado e domingo
A previsão de acúmulo em 24h até sábado de manhã é de:
- Niigata: até 80cm
- Tohoku: até 70cm
- Kanto-Koshin: até 60cm
- Hokuriku e Hokkaido: até 50cm
- Chugoku: até 45cm
- Tokai e Kinki: até 40cm
Mas, no domingo (30) há previsão de continuar nevando:
- Niigata: de 60 a 80cm
- Tohoku e Kanto-Koshin: de 40 a 60cm
- Hokuriku e Hokkaido: de 30 a 50cm
- Tokai, Kinki e Chugoku: de 20 a 40cm
A A Agência de Meteorologia do Japão alerta para as rajadas de vento em Hokuriku, Tohoku e Hokkaido, onde podem chegar a 30m/s.
Para quem pretende viajar de carro a AMJ alerta para os congestionamentos e pistas derrapantes por causa da camada de gelo ou de neve.
Aos que estão com passagens aéreas ou de shinkansen, cada uma das companhias pede para verificar a situação previamente nas páginas da internet.
Como são previsões podem ocorrer mudanças.
Fontes: NHK e CBC TV