Um conselho do governo em medidas antidesastre propôs na terça-feira (11) que todos os residentes das áreas costeiras central e oeste do Japão devem evacuar se a região for atingida por um massivo terremoto que poderia ocorrer nos próximos 30 anos.
O conselho pediu ao governo que emita ordens de evacuação para todos os residentes, incluindo aqueles não afetados imediatamente, se um terremoto de magnitude 8 ocorrer na Nankai Trough – fossa submarina de Nankai – que se estende do largo da costa da central do arquipélago até o sudoeste.
Os residentes seriam avisados para se manterem em alerta por cerca de uma semana após o terremoto, visto que registros passados mostram que um tremor de escala similar seguiu o principal nas outras regiões hipocentrais, dentro de 32 horas no caso mais curto.
De acordo com estimativa do governo, há uma chance de 70 a 80 por cento de um terremoto de magnitude 8 a 9 ocorrer ao longo da fossa dentro dos próximos 30 anos. No pior caso, o terremoto poderia produzir um massivo tsunami de mais de 30 metros de altura, matando 323.000 pessoas.
Com base na proposta, o governo está determinado a compilar diretrizes sobre medidas antiterremoto para governos municipais e estabelecimentos que poderiam ser afetados pelo possível desastre, enquanto trabalha na revisão da lei sobre medidas contra terremotos de grande escala.
Seguindo as diretrizes, espera-se que governos locais prepararem seus planos de evacuação.
O conselho também propôs emitir alertas se um terremoto de magnitude menor, de 7, atingir as áreas ou fenômeno anormal for detectado, como deformação subterrânea com tremores que não são fortes o suficiente para serem sentidos pelos residentes.
Fonte: Mainichi