O governo da província de Gifu disse que começou a abater cerca de 7.500 porcos em uma fazenda, localizada na cidade de Seki, para conter a disseminação do vírus.
Antes do surto recente, o Japão só havia registrado caso de febre suína em 1992 e declarou o vírus erradicado em 2007 (imagem ilustrativa/ banco de imagens PM)
Um sexto caso de febre suína foi descoberto em uma fazenda na região central do Japão desde o primeiro caso no país ter sido relatado em 1992, disse um governo local nesta terça-feira (25).
Publicidade
O governo da província de Gifu disse que começou a abater cerca de 7.500 porcos na fazenda, localizada na cidade de Seki, para conter a disseminação do vírus, que tem uma alta taxa de mortalidade e já foi detectado em javalis selvagens nas províncias de Gifu e Aichi.
O governo central estabeleceu uma unidade de resposta e uma tropa da Força Terrestre de Autodefesa foi enviada à fazenda para conter a epidemia a pedido do governador de Gifu, Hajime Furuta. A febre suína não afeta os humanos mesmo se a carne de um animal infectado for consumida.
Em setembro, uma infecção por febre suína foi relatada na cidade de Gifu. Desde então, casos similares foram registrados em instalações na província, incluindo as públicas.
Antes do recente surto, o Japão só havia registrado caso de febre suína em 1992 e declarou o vírus erradicado em 2007.
Fonte: Asia Nikkei