Shibuya (Tóquio) é pioneira na incomum política básica para toaletes públicos, de forma a atender todas as necessidades da população. Começa com o toalete compartilhado para ser usado independente do gênero.
Segundo a fabricante de vasos sanitários e também de conceitos de banheiro, Toto, vem aumentando a instalação de toaletes que possam atender idosos, transgêneros, pessoas que necessitam de cuidados especiais, entre outros.
Considerando que “é essencial à vida, local de atos privados relacionados com a dignidade do ser humano”, a subprefeitura de Shibuya criou uma “política básica para toaletes”. Trata-se das condições para as futuras instalações em estações e prédios comerciais.
3 pilares da política básica
É fundamentada em 3 pilares:
- aceitação da diversidade com o do tipo compartilhado;
- o do tipo todo branco dificulta a visualização para algumas pessoas, portanto, deve ser dividido em cores;
- e que todos possam escolher. Ou seja, o adulto que queira trocar as fraldas do bebê, o idoso, a pessoa com dificuldade, o cadeirante, entre outros, incluindo um local para as pessoas poderem trocar de roupa.
Um representante da subprefeitura disse “pode ser que esse tipo de política seja incomum nas prefeituras do país, mas nos antecipamos para 2020 de forma que seja fácil de usar para qualquer pessoa”.
Fonte: NHK