A rede líder de lojas de conveniência 7-Eleven Japan pediu às franquias em Tóquio que removam os cinzeiros das dependências dos estabelecimentos, foi informado no domingo (2).
A 7-Eleven Japan, uma unidade da Seven & i Holdings, decidirá se vai realizar a medida a nível nacional após examinar as lojas em Tóquio, disseram fontes informadas.
A medida ocorre quando muitos clientes estão se queixando sobre fumo passivo e um aumento no número de restaurantes no Japão que estão proibindo o cigarro, de acordo com fontes.
A 7-Eleven Japan tem cerca de 2.700 lojas na capital, incluindo cerca de 1.000 que disponibilizam cinzeiros na frente das lojas. O pedido para remoção foi feito a essas mil lojas há cerca de um mês, disseram fontes.
Enquanto a remoção não seja obrigatória, visto que os cinzeiros pertencem às lojas, os estabelecimentos que concordaram com a ação postaram avisos por escrito aos clientes e os removerão com início na segunda-feira (3), de acordo com fontes.
Nenhum cinzeiro é instalado nas lojas que são diretamente administradas pela 7-Eleven Japan em Tóquio.
A rede 7-Eleven vende cigarro em mais de 90% de suas lojas em todo o país, contando por cerca de 20% de suas vendas totais.
Muitas lojas disponibilizaram os cinzeiros para promover as vendas, visto que alguns clientes compram cigarro e fumam na frente dos estabelecimentos após fazerem suas compras. Outra meta da instalação dos cinzeiros é prevenir que áreas próximas fiquem sujas com bitucas de cigarro.
Fonte: Japan Times