Uma empresa ferroviária japonesa mostrou para a mídia um vagão de teste de seu novo trem-bala – shinkansen – atualmente em desenvolvimento.
A East Japan Railway Company está desenvolvendo o vagão de teste E956, apelidado de ALFA-X.
O primeiro vagão foi exibido para a mídia nesta quarta-feira (12) na fábrica da Kawasaki Heavy Industries na província de Hyogo. A extremidade do vagão tem 16 metros de comprimento, que é um pouco mais longa do que a de outros tipos de trens-bala. O trem é projetado para reduzir a resistência do ar e barulho quando entrar em túneis.
A East Japan Railways visa aumentar a velocidade máxima do novo trem para 360Km/h, 40Km mais veloz que a série E5 dos trens Tohoku Shinkansen.
A empresa está desenvolvendo um outro vagão de teste que tem uma ponta ainda mais longa. Ambos os vagões serão concluídos em maio de 2019.
Mais testes serão realizados para verificar a velocidade, barulho e conforto da viagem antes de um novo trem ser colocado em serviço no ano fiscal de 2030, quando a linha Hokkaido Shinkansen for estendida até a cidade de Sapporo.
Koji Asano, chefe do Centro de Desenvolvimento de Sistema Ferroviário Avançado da East Japan Railway diz que está entusiasmado com o fato da próxima geração de trens estar finalmente começando a tomar forma. Ele diz que está ansioso para ver o desempenho do trem.
Fonte: NHK