Pelo menos 43 pessoas morreram e 584 ficaram feridas após um tsunami ter atingido a costa na área do Estreito de Sunda na Indonésia na noite de sábado (22), informaram autoridades do governo.
A agência de gestão de desastres do país informou que duas pessoas estão desaparecidas e dezenas de casas foram destruídas.
Segundo a agência, a possível causa do tsunami foram deslocamentos submarinos após o vulcão Anak Krakatau ter entrado em erupção.
O Estreito de Sunda entre as ilhas de Java e Sumatra conecta o Mar de Java ao Oceano Índico.
As mortes foram relatadas nas regiões de Pandeglang, Lampung do Sul e Serang.
Imagens postadas na mídia social pelo chefe da agência de desastres mostraram as consequências do tsunami, com ruas inundadas.
Data sementara dampak tsunami di Pantai di Kab Pandeglang, Serang dan Lampung Selatan hingga 23/12/2018 pukul 04.30 WIB: tercatat 20 orang meninggal dunia, 165 orang luka-luka, 2 orang hilang dan puluhan bangunan rusak. Data korban kemungkinan masih akan terus bertambah. pic.twitter.com/6f7buuoD5Y
— Sutopo Purwo Nugroho (@Sutopo_PN) December 22, 2018
Autoridades de emergência estão agora investigando se o tsunami foi realmente causado pelo Krakatoa, uma ilha vucânica no Estreito de Sunda.
Em setembro, mais de duas mil pessoas morreram quando um forte terremoto atingiu o largo da costa da ilha de Sulawesi, causando um tsunami que engoliu a cidade costeira de Palu,
A Indonésia é propensa a abalos sísmicos porque ela fica no Anel de Fogo – a linha de frequente terremotos e erupções vulcânicas que praticamente engloba todo o Círculo do Pacífico.
A atividade no vulcão Anak Krakatau (Filho de Krakatoa) teria aumentado nos últimos meses.
A agência geológica da Indonésia disse que o vulcão entrou em erupção por dois minutos e 12 segundos na sexta-feira (21), criando uma nuvem de fumaça de 400 metros de altura.
Fonte: BBC