A empresa comercial japonesa Marubeni testará veículos automatizados em aeroportos que servem Tóquio e Tokoname (Aichi) no próximo mês, se juntando com a startup de direção autônoma ZMP.
As parceiras vão fundar um empreendimento conjunto neste mês para realizar os experimentos no Aeroporto de Narita e no Chubu Centrair no fim de janeiro, visando o início das operações em 2020. Com o número de turistas do exterior aumentando, os veículos que “dirigem sozinhos” poderão melhorar a eficiência e ajudar a lidar com a escassez de mão de obra.
A Marubeni terá 66% do empreendimento e a ZMP os restantes 34%. Ele será capitalizado em várias centenas de milhões de ienes.
Os experimentos vão avaliar o quão bem os veículos transportam carga e passageiros do terminal à pista de decolagem, usando o sistema de apoio operacional em terra do aeroporto que a Marubeni desenvolveu com uma empresa suíça.
A ZMP testa veículos automatizados em rodovias públicas. Com baixo risco de pedestres entrarem no caminho, os aeroportos são um ambiente adequado para veículos automatizados. Contudo, a falta de pontos de referência exige o uso de mapas e GPS de alta resolução.
Outras empresas como a Toyota Tsusho, do grupo Toyota, e a SB Drive, do grupo SoftBank, estão se empenhando em conduzir testes similares neste ano fiscal, com o apoio do Ministério dos Transportes. Algumas startups japonesas estão desenvolvendo tecnologias para transportar passageiros dentro dos terminais.
Fonte: Nikkei