A companhia Japan Railways realizou teste de direção automática, em Tóquio, de um trem desenvolvido por ela.
Trem automatizado que não necessita de condutor, em teste (Travel Watch)
Em 7 de julho a JR-Japan Railways East realizou um teste de direção automática na linha Yamanote, em Tóquio. Apesar de não precisar de condutor, durante o teste um deles acompanhou o trajeto sem tocar na direção.
Publicidade
A JR apresentou o trem desenvolvido por ela, dotado do ATO-Automatic Train Operation, da série E235. O teste foi realizado depois do encerramento da operação da linha Yamanote.
O trem partiu da estação Osaki e fez duas voltas completas de 34,5Km cada. O condutor participou do teste, somente para iniciar a operação de partida e por medida de segurança. Os demais controles como ajuste de velocidade e as paradas nas estações foram feitos automaticamente, sem precisar tocar na alavanca da cabine.
Com o teste realizado a companhia de trem observou se houve problemas técnicos. No caso de atraso na operação, por algum motivo, ele consegue recuperar o tempo, acelerando confortavelmente. Também pode desacelerar.
A JR está desenvolvendo o trem automatizado prevendo a escassez de condutores no futuro próximo, já que terá um grande número de aposentados em breve.
A meta da JR East é de até 2027 poder contar com operação não tripulada para os casos de emergência. Até lá tem como tarefas sanar os problemas técnicos, instalações das estações para esse fim e também verificar as regras junto ao Ministério da Terra, Infraestrutura e Transportes.
Fontes: NHK e Travel Watch