Masazo Nonaka, um japonês de 113 anos reconhecido pelo Guinness World Records no ano passado como o homem mais velho do mundo, morreu no domingo (20).
Nascido em 25 de julho de 1905, Nonaka morreu de causas naturais na madrugada de domingo enquanto dormia na casa, e também pousada, em Ashoro (Hokkaido) administrada pela família há quatro gerações.
Ele se casou em 1931 e teve cinco filhos. Sua esposa morreu em 1992.
“Ficamos chocados com a perda dessa grande figura. Ele estava como sempre ontem e morreu sem causar qualquer problema na nossa família”, disse sua neta Yuko ao Kyodo News.
Após se aposentar as coisas que ele mais gostava de fazer eram assistir a lutas de sumô na TV e comer doces, de acordo com a mídia local.
O Japão tem uma das mais longas expectativas de vida do mundo e foi lar para várias pessoas reconhecidas como as mais velhas que já viveram, incluindo Jiroemon Kimura, o homem que mais viveu no mundo, em registro, que morreu logo após seu aniversário de 116 anos em junho de 2013.
A pessoa mais velha do mundo, verificada – a francesa Jeanne Louise Calment – morreu em 1997 aos 122 anos, de acordo com o Guinness.
O Guinness reconheceu Nonaka oficialmente como o homem mais velho do mundo após a morte do espanhol Francisco Nunez Olivera no ano passado.
Fonte: Mainichi