A partir de terça-feira (8) vem uma nova frente gelada, a qual deverá trazer neve nas províncias banhadas pelo Mar do Japão. E essas nuvens carregadas deverão ultrapassar Sekigahara (Gifu) e chegar até Nagoia (Aichi), fluindo até as províncias do Oceano Pacífico, no dia seguinte.
Há previsão de nevasca nas regiões de Hokuriku e Tohoku. Essa massa gelada, sobre a província de Akita, tem -40ºC – a média da época é de -31ºC – na altitude de 5 mil metros. No dia seguinte deverá cobrir uma extensa área, de Shikoku a Kanto, provocando um frio intenso.
Diferente da onda de frio, essa atmosfera gelada, terá um tempo mais curto. Mas é preciso atenção para a neve e nevasca, pois podem se intensificar em pouco tempo.
Na terça-feira, portanto, as províncias de Hokuriku e Tohoku terão neve mais intensa. Como o estado da atmosfera é instável, também é necessário atenção para raios e rajadas de vento. No dia seguinte, quarta-feira, requer atenção para o risco de nevasca.
Neve em Aichi, Nagano e outros lugares
Ampliando a área, poderá nevar também na região norte de Shikoku, na sexta-feira. As nuvens de neve que costumam parar na altura de Sekigahara (Gifu) poderão se estender até Nagoia.
Há risco também no norte de Nagano, Gunma e norte de Kanto.
Mesmo que as nuvens de neve não cheguem em Kanto o frio deverá ser congelante, ainda que sob o sol. Para se ter uma ideia, a baixa temperatura pode causar a formação de gelo.
Inverno ameno
Para quem não gosta do frio a boa notícia é que esse frio é temporário. Assim que for embora, na sexta-feira a temperatura máxima sobe como antes do início da primavera.
Como a tendência desse inverno é de frio ameno, é preciso tomar cuidado com essas repentinas quedas de temperatura, no sobe e desce, para não pegar gripe. Por isso, é importante cuidar da condição física.
Fonte: Tenki