A operação para resgatar Julen Rosello comove a Espanha desde o domingo (13), quando ele caiu no poço durante um almoço em família em uma cidade de Málaga, na Espanha.
O menino caiu em um poço de 110 metros de profundidade por 25cm de largura (Malaga Fire brigades/EPA-EFE via Washington Post)
Equipes na Espanha estão no quarto dia de uma frenética corrida para resgatar um menino de 2 anos que está preso em um poço, agarrando-se na esperança de encontrar a criança viva apesar das grandes dificuldades de chegar na parte funda da cavidade escura e estreita.
Publicidade
A operação para resgatar Julen Rosello comove a Espanha desde o domingo (13), quando ele caiu no poço durante um almoço em família em uma cidade no interior ao nordeste de Málaga.
Adultos não conseguem entrar no poço de 110 metros de profundidade por 25cm de largura e o maquinário usado atingiu uma barreira de solo endurecido e uma rocha a cerca de dois terços caminho abaixo. As esquipes não conseguiram avançar sem colocar a criança em risco.
Maria Gamez, representante do governo espanhol na província de Málaga, prometeu que a busca continuaria até o menino ser salvo.
“Não vamos parar um minuto sequer”, disse Gamez. “Ninguém na equipe de resgate está duvidando que o tiraremos de lá, e nós todos nos manteremos confiantes que ele estará vivo”.
Nenhum contato vocal foi feito com Julen. O único sinal que as equipes encontraram até agora foi uma porção de cabelos que corresponde ao DNA da criança. Autoridades acreditam que ele tenha escorregado e ido parar sob a barreira que está bloqueando o caminho abaixo.
Equipes de resgate (Guardia Civil Mº Interior)
O engenheiro chefe na operação de busca, Angel Garcia, disse na quinta-feira que criar um ponto de acesso alternativo envolveu dias de trabalho de escavação que normalmente levariam meses e pesquisa técnica dos terrenos.
Garcia, chefe da associação de engenheiros civis da província, disse aos repórteres no local em Totalán que trabalhadores vão cavar dois túneis verticais paralelos.
A escavação não começará até pelo menos esta sexta-feira (18) para que uma plataforma para maquinário pesado possa ser colocada em ação. O engenheiro alertou que o trabalho foi “extremamente difícil” e poderia ser afetado pela chuva que está prevista para os próximos dias.
Totálan na província de Málaga, Espanha (Wikimedia/Morancio)
Fonte: ABC 13