Vírus mutantes da influenza resistentes ao baloxavir marboxil, um novo medicamento vendido sob o nome Xofluza, foram detectados em pacientes no mês de dezembro, disse o NIID- Instituto Nacional de Doenças Infecciosas.
Essa foi a primeira confirmação feita por um instituto nacional de pesquisa de tais vírus mutantes da influenza desde março de 2018, quando o medicamento foi colocado em uso prático, disse o ministério da saúde.
De acordo com o NIID- os vírus resistentes ao Xofluza foram encontrados em dois de quatro estudantes do primário em Yokohama durante rastreios genéricos em dezembro conduzidos após eles desenvolverem sintomas da influenza no início do mesmo mês.
Os vírus mutantes eram de 76 a 120 vezes mais resistentes ao medicamento contra influenza desenvolvido pela Shionogi & Co do que os não mutantes detectados nas outras duas crianças.
Em experimentos clínicos do baloxavir marboil, vírus resistentes foram detectados em 23.4% dos pacientes participantes com menos de 12 anos.
O NIID disse que continuará observando os vírus mutantes da influenza e fornecerá informação relacionada rapidamente.
As vendas do Xofluza vêm aumentando porque somente uma dose do medicamento é necessária para o tratamento, de acordo com a fabricante e outras fontes.
O ministério da saúde disse na sexta-feira (25) que o número de pacientes por instituição médica no Japão que contraíram influenza na semana até 20 de janeiro havia atingido o segundo nível mais alto desde 1999, ano quando a pesquisa teve início.
Fonte: Jiji, Japan Times