A maior abelha do mundo foi redescoberta, após décadas acreditando que ela estava perdida para a ciência.
A abelha gigante – que tem o tamanho do polegar de um adulto– foi encontrada em uma pequena ilha indonésia pouco explorada.
Após dias de procura, especialistas em vida selvagem encontraram uma única fêmea, a qual eles fotografaram e filmaram.
Conhecida como abelha gigante de Wallace, o inseto recebeu esse nome em homenagem ao naturalista e explorador britânico Alfred Russel Wallace, que a descreveu em 1858.
Cientistas encontraram vários espécimes em 1981 em três ilhas indonésias. Desde então ela não foi vista viva, embora tenha havido relatos no ano passado de dois espécimes de abelhas sendo oferecidos para venda online.
Em janeiro, uma equipe seguiu os passos de Wallace em uma jornada pela Indonésia na tentativa de encontrar e fotografar a abelha.
A descoberta, na ilha indonésia conhecida como Molucas do Norte, aumentou as esperanças de que as florestas da região ainda abrigam um dos insetos mais raros e procurados no mundo.
A abelha gigante de Wallace está atualmente listada como vulnerável à extinção, de acordo com a União Internacional para Conservação da Natureza.
Contudo, o comércio internacional dessa espécie atualmente não está restrito pela Convenção sobre Negócio Internacional em Espécies Ameaçadas.
O grupo ambiental Global Wildlife Conservation, que iniciou uma caça mundial por “espécies perdidas”, apoiou a viagem para encontrar a abelha.
Fonte: BBC