A sonda foi lançada em 2014 e chegou acima do Ryugu em junho do ano passado (NHK)
A Agência de Exploração Aeroespacial do Japão – JAXA disse que a sonda espacial pousou no asteroide Ryugu e começou a coletar amostras de rochas.
Publicidade
De acordo com a JAXA, ela recebeu dados por volta das 8h desta sexta-feira (22). A Hayabusa 2 começou a descida em direção ao Ryuga um pouco antes das 13h de quinta-feira (21) de uma altitude de 20 mil metros.
A sonda especial alterou para o modo autônomo de pouso por volta das 7h a cerca de 500 metros acima do asteroide. Ela usou sensores para calcular sua posição e manobrou no ponto de pouso.
Funcionários da JAXA comemoram o pouso (NHK)
A Hayabusa 2 tem um dispositivo de coleta de rocha, de cerca de um metro de comprimento, que se estende de sua parte inferior e entra em contato com a superfície do asteroide durante o pouso.
Oficiais da JAXA dizem que os procedimentos de coleta de rochas levam apenas alguns segundos e que a sonda está programada para decolar prontamente e retornar a uma altitude de 20 mil metros assim que terminados.
A JAXA planeja realizar mais uma ou duas missões similares antes da Hayabusa 2 deixar o asteroide para sempre em novembro ou dezembro deste ano. A sonda deve retornar a Terra no ano 2020.
A sonda foi lançada em 2014 e chegou acima do Ryugu em junho do ano passado. O asteroide está a cerca de 300 mil quilômetros da Terra.
O Ministro da Ciência, Masahiko Shibayama, frisou que a Hayabusa 2 está atraindo atenção significante no exterior. Ele elogiou a missão por demonstrar a proeza tecnológica do Japão ao mundo.
Fonte: NHK