Coreia do Norte faz raro agradecimento ao Japão

A Coreia do Norte agradeceu ao Japão por ter oferecido ajuda humanitária diversas vezes a pescadores do país que passaram por problemas no mar.

A organização agradeceu a Tóquio por “ter oferecido ajuda humanitária várias vezes para que tripulações da Coreia do Norte aflitas pudessem retornar para casa em segurança” (NHK)

Uma organização norte-coreana emitiu na segunda-feira (4) uma rara demonstração de agradecimento ao governo japonês, em uma positiva declaração à Tóquio por ajudar pescadores que enfrentaram problemas no mar.

Publicidade

Em comentários transmitidos pela Agência Central de Notícias da Coreia, mais conhecida pela sigla em inglês KCNA, o Comitê Central da Sociedade da Cruz Vermelha do país teria comunicado a mensagem às autoridades japonesas “através de um canal relevante”.

A organização agradeceu a Tóquio por “ter oferecido ajuda humanitária várias vezes nos últimos anos para que tripulações da Coreia do Norte aflitas pudessem retornar para casa em segurança”.

Com frequência, barcos de pesca norte-coreanos entram ilegalmente em águas japonesas para pegar maior quantidade de peixes, mas passam por apuros por causa dos mares agitados e barcos de madeira em condições escassas.

Essas circunstâncias levaram ao que a mídia apelidou de “barcos fantasmas”, embarcações com bandeiras da Coreia do Norte encalhadas nas áreas costeiras japonesas, com residentes locais algumas vezes encontrando corpos de pescadores a bordo.

Em janeiro deste ano um barco com quatro pescadores norte-coreanos foi parar em Okinoshima, ilha que pertence à província de Shimane, após uma falha no motor.

Poucos dias depois, a Fuji News divulgou que dois norte-coreanos haviam sido resgatados pela Guarda Costeira do Japão no largo da costa de Fukaura (Aomori), tendo ficado à deriva no mar por um mês. Os homens disseram que queriam voltar para casa.

No fim do ano passado, a Guarda Costeira do Japão reportou um número recorde de embarcações com bandeira norte-coreana em áreas costeiras do arquipélago.

A declaração de segunda-feira é uma rara demonstração de gratidão da Coreia do Norte ao Japão que vem nos últimos meses buscando flexibilizar sua posição em relação a Pyongyang.

O primeiro-ministro Shinzo Abe, em um discurso na assembleia do Japão em janeiro, demonstrou vontade em se encontrar com o líder Kim Jong-un no próximo ano para “resolver questões nucleares” e o conflito de longo tempo entre os dois países sobre o rapto de cidadãos japoneses por Pyongyang.

Contudo, apesar das afirmações sul-coreanas em abril do ano passado de que a Coreia do Norte estava aberta para diálogo com o Japão “a qualquer momento”, a mídia estatal norte-coreana nas últimas semanas continuou a condenar Tóquio como “força hostil”.

Fonte: nk.news

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Avião que transportava jogador argentino é encontrado no fundo do mar

Publicado em 5 de fevereiro de 2019, em Notícias do Mundo

Buscas submarinas usando embarcações especializadas encontraram um “objeto de interesse” no leito marinho no domingo (3), de acordo com os investigadores.

“Tragicamente, em imagens de vídeo do ROV, um ocupante é visto em meio aos destroços”, disse a AAIB (CNN)

Um corpo foi visto nos destroços de um avião, no fundo do mar, que transportava o jogador de futebol Emiliano Sala, disse a Agência de Investigação de Acidentes Aéreos do Reino Unido (AAIB).

Publicidade

O AAIB disse que estava considerando seus próximos passos em consulta com a polícia e as famílias de Sala e do piloto David Ibboston.

Buscas submarinas usando embarcações especializadas encontraram um “objeto de interesse” no leito marinho no domingo (3), de acordo com os investigadores.

Um veículo operado remotamente (ROV) vasculhou a área e, com base em análise de imagens de vídeo, os investigadores concluíram que eram os destroços da aeronave Piper Malibu desaparecida.

“O ROV realizou uma pesquisa mais detalhada da área, mas não identificou quaisquer peças adicionais dos destroços”, disse o AAIB em uma declaração emitida na segunda-feira (4).

“Tragicamente, em imagens de vídeo do ROV, um ocupante é visto em meio aos destroços”, disse a AAIB.

A AAIB frisou que as imagens mostraram o lado esquerdo traseiro da fuselagem – o corpo principal da aeronave – e parte do número de registro.

“Temos a intenção de publicar um relatório intermediário dentro de um mês da ocorrência do acidente”, disse.

Sala, de 28 anos, e Ibboston, de 58, partiram de Nantes, no norte da França, com destino a Cardiff em Gales, quando o avião desapareceu dos radares perto do Canal da Mancha em 21 de janeiro.

O avião levava Emiliano Sala ao seu novo clube, o Cardiff City da Inglaterra.

O jogador argentino Emiliano Sala, de 28 anos (Wikimedia/Fabrizio Neitzke)

Fonte: CNN

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Kumon - Aprenda japonês e tenha mais oportunidades!
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão