O Aquário Municipal de Himeji (Hyogo) tinha 11 pinguins, os quais são atração dos visitantes. No entanto, na manhã de quarta-feira (13) somente 3 estavam no local.
Em 24 e 25 de janeiro os visitantes informaram a gestão do aquário que os pinguins estavam estranhos. São da espécie pinguim-de-humboldt, nativa da América do Sul, com plumagens de cores branca e negra.
No dia 24 o aquário perdeu 6 deles e no dia seguinte, mais 2. Suspeitando de gripe aviária foram realizados exames, cujos resultados foram negativos.
A equipe decidiu pedir a um veterinário para fazer novos exames e foi constatada congestão de órgãos de todo o corpo, considerado como um distúrbio cardiovascular.
A causa foi descoberta. Foi o excesso de sal na ração que matou as aves. Anteriormente eram dados como ração o peixe carapau (aji, em japonês), crus e colocado dentro de uma vasilha com água marinha.
Mas decidiu mudar para sardinha, em 24 do mês passado. Como as sardinhas cruas, se deixadas dentro da água marinha, sua carne se decompõe, decidiu-se polvilhar sal ao invés de marinar.
Acredita-se que morreram pela ingestão excessiva do sal. Desde então a quantidade de sal está sendo controlada.
Fontes: Kobe Shimbun e ANN