O Ministério da Agricultura, Florestas e Pescas informou na quarta-feira (6) que, depois de ter sido confirmada a peste suína clássica na propriedade de um suinocultor em Toyota (Aichi), foi instalada uma sede de contramedidas para prevenção.
Além disso, confirmou-se que foram encontrados animais doentes também em outros criadouros das províncias de Nagano, Osaka e Shiga, para onde o criadouro de Aichi expediu os leitões. Assim, são 5 províncias com confirmação, incluindo Gifu, onde começou.
A cólera dos porcos foi encontrada em setembro do ano passado em Gifu. Essa enfermidade contagiosa estava controlada, mas foi encontrada em um javali silvestre, e depois se expandiu para a suinocultura.
Peste suína: não há risco para humanos
O ministério esclareceu que a peste suína afeta apenas javalis e porcos. A doença não coloca o ser humano em risco e a carne dos suínos infectados não chega aos supermercados.
O governo informou que em Gifu foram encontrados 112 javalis com confirmação da enfermidade e 10 em Aichi. Com a instalação da sede de contramedidas, pretende-se coibir a expansão da doença que reapareceu depois de 27 anos.
Fontes: NHK e MAFF