O governo disse na terça-feira que elaborou medidas para minimizar os “efeitos adversos” sobre a vida diária das pessoas devido ao período de feriado especial de 10 dias no Japão nesta primavera.
A medida ocorre visto que creches, hospitais, bancos e outros negócios devem fechar durante o expandido feriado de Golden Week.
Neste ano o período de feriado na primavera, o Golden Week, será de 27 de abril a 6 de maio, com 1º de maio designado feriado nacional único para marcar a ascensão do príncipe herdeiro Naruhito ao trono.
O governo planeja pedir pela introdução de subsídios adicionais para creches oferecerem serviços extras no feriado e solicitar aos governos provinciais que informem ao público sobre o funcionamento de hospitais e clínicas.
Autoridades municipais serão solicitadas a informar sobre os cronogramas de coleta de lixo e fornecedores de eletricidade, gás e água a assegurarem serviços estáveis. Para os bancos, será solicitado que reforcem o número de funcionários nos dias da semana antes e após o período de feriado.
Fonte: Jiji