O presidente dos EUA Donald Trump e o líder norte-coreano Kim Jong-un iniciaram sua segunda cúpula na noite desta quarta-feira (27) na capital do Vietnã, Hanói, com o mundo acompanhando de perto se eles chegarão a um acordo concreto sobre a desnuclearização.
Durante a cúpula de dois dias, Trump e Kim devem discutir o verificável desmantelamento do complexo nuclear de Yognbyon e outras instalações de armas na Coreia do Norte em troca de uma declaração de um encerramento formal da Guerra Coreana de 1950-1953, ou um afrouxamento de sanções econômicas no país.
Os EUA visam elaborar uma declaração conjunta mostrando progresso tangível além de compromissos vagos concordados por Trump e Kim na reunião entre eles em junho do ano passado.
Em uma reunião com o primeiro-ministro vietnamita Nguyen Xuan Phuc horas antes da segunda cúpula com Kim Jong-un, Trump discutiu como o Vietnã, que já foi inimigo dos EUA, poderia ser um modelo para a Coreia do Norte em termos de prosperidade econômica.
Além de incitar Kim a abandonar os programas nuclear e de míssil da Coreia do Norte, Trump – a pedido do primeiro-ministro japonês Shinzo Abe – também, provavelmente, irá exigir que Pyongyang resolva a questão do sequestro de cidadãos japoneses nos anos de 1970 e 1980.
Em Singapura, no ano passado, Kim Jong-un prometeu trabalhar para “completa” desnuclearização da península coreana, enquanto Trump se comprometeu a fornecer garantias de segurança a Pyongyang.
Fonte: Mainichi