Mais uma mulher no Nepal isolada por estar menstruada morre em cabana

Sob a antiga tradição chaupadi, as mulheres que menstruam ou que acabaram de dar à luz são vistas como impuras e são isoladas.

Sob a tradição antiga conhecida como chaupadi, as mulheres que menstruam ou que acabaram de dar à luz são vistas como impuras ou trazem má sorte (imagem ilustrativa de área montanhosa no Nepal/banco de imagens)

Uma mulher nepalesa de 21 anos morreu sufocada em uma “cabana de menstruação” sem janelas após ela acender uma fogueira para aquecer o local, informou a polícia.

Publicidade

Parwati Bogati foi encontrada morta na quinta-feira (31) quando sua sogra foi até a cabana.

Um oficial da polícia local, Lal Bahadur Dhami, falou com a agência de notícias AFP sobre o caso. “Suspeitamos que ela morreu por inalação de fumaça porque ela fechou a porta da cabana sem janelas e acendeu uma fogueira para se manter aquecida durante a noite”.

Sob a tradição antiga conhecida como chaupadi, as mulheres que menstruam ou que acabaram de dar à luz são vistas como impuras ou trazem má sorte.

Elas podem ser forçadas a dormir em cabanas ou estábulos e são proibidas de tocar em alguns alimentos, ícones religiosos e nos homens.

As cabanas são em sua maioria muito frias e as mulheres que estão dentro delas podem ser alvo de ataques criminosos. Há vários casos de asfixia e pelo menos uma adolescente morreu após ter sido picada por uma cobra.

Em 2005 o Nepal baniu a prática tradicional de tirar mulheres e meninas menstruadas da casa da família durante o período menstrual, e criminalizou o ato em 2017.Contudo, a prática continua disseminada em áreas rurais.

Em janeiro, as mortes de uma mulher nepalesa e seus dois filhos no distrito de Bajura levou residentes locais a demolirem as cabanas chaupadi no vilarejo.

Sob a lei, qualquer um que força uma mulher a ficar em uma cabana fora de casa durante o período menstrual enfrenta um termo de prisão de três meses e uma multa de 30 dólares. Ativistas vêm pedindo que a lei seja aplicada de forma mais rigorosa.

Fonte: BBC

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Inundações na Austrália forçam mais de mil pessoas a deixarem suas casas

Publicado em 4 de fevereiro de 2019, em Notícias do Mundo

Mais de mil pessoas tiveram que deixar suas casas por causa das inundações enquanto as autoridades alertam para forte ventania e mais chuva a caminho.

 

Publicidade


Inundações devastadoras no nordeste da Austrália forçaram mais de mil de pessoas a abandonarem suas casas e crocodilos foram vistos vagueando pelas ruas, enquanto as autoridades alertam para forte ventania e mais chuva a caminho.

Grande parte da cidade de Townsville no estado de Queensland está inundada. Vários residentes estavam sem energia elétrica e alguns foram forçados a buscar segurança nos telhados de suas casas, de acordo com a afiliada do CNN, a 7 News.

A chuva intensa no domingo (3) forçou as autoridades a abrirem comportas na Represa do Rio Ross para aliviar a pressão, liberando cerca de 1.900 metros cúbicos de água por segundo.


“Fluxos perigosos e de alta velocidade vão surgir no Rio Ross da noite de domingo para segunda-feira. Acessos a rotas serão cortados”, disse o Departamento de Meteorologia de Queensland em uma declaração.

No sábado (2), enquanto a inundação ficava cada vez pior, policiais em partes de Queensland estavam passando de porta em porta para alertar os residentes e pedir que abandonassem suas casas.

Centenas de casas em Townsville estão inundadas, divulgou o 7 News, e há temores de que 10.000 a 20.000 propriedades podem estar sob o risco do mau tempo.

Para piorar a situação dos residentes que deixam suas casas, houve vários avistamentos de crocodilos que foram arrastados pelas inundações.


Uma residente de Mundigburra, Erin Hahn, disse à 7 News que avistou um crocodilo na frente da casa de seu pai na noite de domingo.

“Tinha cerca de 2 metros”, disse ela.

Uma outra residente, Helen Murdoch, também compartilhou uma foto de um crocodilo subindo em uma árvore para evitar ser levado pelas águas.

As inundações foram causadas pelo maior índice de chuvas em décadas na cidade de Townsville, onde mais de 1 metro de chuva caiu, a quantidade média em um ano.

Fonte: CNN

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!