Apesar de parecer um prédio mal assombrado, é na verdade perigoso. As paredes tiveram os tijolos caídos, já sem teto, vidraças não existem mais, grades dos corredores caíram e trepadeiras sobem pelo que restou da estrutura.
O prédio situado na cidade de Yasu (Shiga) tem 9 apartamentos, distribuídos em 3 pisos, está desocupado há cerca de 20 anos.
Segundo uma residente na vizinhança, quando ia passando caiu um bloco do prédio, assustando-a. Por isso, o medo de passar por perto.
Além disso, um outro fator amedronta os vizinhos. Uma pessoa, de máscara, contou “como o asbesto (amianto) fica no ar, tenho medo”. Afinal, esse produto de isolamento, está proibido de ser usado porque causa câncer no pulmão. O asbesto foi detectado em julho do ano passado pelos técnicos da prefeitura.
Aliás, essa também amarga um problema. Não consegue pedir para demolir porque são 9 proprietários, um de cada apartamento. Dois deles estão desaparecidos e um não quer fazer nada. Os demais 6 não podem decidir sem a anuência dos 3.
No entanto, com o terremoto ocorrido no norte de Osaka, no ano passado, com intensidade 4 em Yasu, as paredes se despencaram.
A prefeitura quer fazer uma execução administrativa para a demolição, por questão de segurança, mas os procedimentos burocráticos são lentos. A população vizinha terá que aguardar mais alguns meses.
Fonte: ANN