O Japão está presenciando um possível surto de sarampo, com o número de pacientes desde o início deste ano atingindo o nível mais alto em uma década.
O sarampo (はしか hashika, em japonês) é uma doença altamente contagiosa que causa febre e erupções cutâneas em todo o corpo.
O NIID- Instituto Nacional de Doenças Infecciosas informou que 22 casos de sarampo foram relatados em todo o país na semana até 10 de fevereiro, trazendo o número total de pacientes desde o início deste ano para 167 em 20 províncias.
O número marca o nível sazonal mais alto em uma década e o segundo maior desde 2008 quando o número de pacientes em todo o país ultrapassou os 10 mil.
Por província, o maior número de pacientes foi registrado em Mie (49), seguida por Osaka (47), Aichi (17) e Tóquio (11).
A Organização Mundial da Saúde alertou que surtos de sarampo atingiram muitas partes do mundo ao longo dos últimos anos, com infecções se espalhando principalmente na Ásia e na América do Norte.
O NIID pede àqueles que suspeitam estar infectados com sarampo que informem as clínicas antes visitá-las para prevenir a disseminação da doença.
Fonte: NHK