Do alto e de longe os detalhes da obra são realmente incríveis, junto ao por do sol!
O Parque Kotohiki, que foi designado como um dos locais cênicos do Japão, é famoso pela Zenigata Sunae – arte de areia no formato de uma moeda – que pode ser vista de uma plataforma de observação na colina Kotohiki.
Publicidade
Se você iniciar seu passeio caminhando em direção ao mar, saindo do estacionamento gratuito disponível no meio do parque, você encontrará a Ariakehama. A Ariake é uma bela praia com águas rasas e, na maré baixa, muitas pessoas vão até o local para colher conchas.
A praia também foi selecionada como uma das 100 melhores do Japão.
Placa mostrando a localização da escultura de areia
Da costa é possível contemplar a vista de muitas ilhas, como a Ibukujima, que parecem flutuar no mar.
Nas proximidades, ao fundo, está o bosque de pinheiros Kan’onji que junto com a praia foram selecionados como uma das 100 melhores praias e bosques de pinheiros do Japão.
Embora haja uma trilha designada para caminhada no meio do bosque, a área não é restrita – em geral – e o visitante pode andar por onde quiser.
Contudo, ao andar pelo bosque de pinheiros, repentinamente uma área além dos limites de areia branca surge na frente de seus olhos, parecendo quase que um labirinto com valas cavadas na areia.
Para resolver o mistério, você precisa subir até o topo da colina Kotohiki, de 60 metros de altura, para que possa ver o contexto da vala de areia.
No topo da colina há uma plataforma de observação. Embora a área seja acessível de carro, leva-se somente 15 minutos a pé da praia até o morro, então você pode chegar lá facilmente.
A plataforma de observação de onde você pode contemplar a beleza da arte de areia em formato de moeda
Já na plataforma de observação, ao olhar lá para baixo, a resposta para a misteriosa vala na areia se torna clara. No meio do bosque de pinheiros há uma enorme obra de areia que representa uma moeda japonesa de cobre do período Edo.
A arte de areia pode ser vista com detalhes do alto da colina
A obra de arte em formato de moeda mede 120 metros de leste a oeste, 90 metros do sul ao norte e tem uma circunferência de 345 metros. Dizem que a arte foi concluída em uma noite no ano de 1633 – 10º ano na era Kan’ei – para receber Ikoma Takatoshi, o então daimiô (poderoso senhor de terras) de Marugame, província de Sanuki, que hoje é a de Kagawa.
O formato da escultura só pode ser visto do alto da colina
Dizem que se você ver essa escultura de areia terá uma longa vida saudável sem problemas com dinheiro. Posteriormente, essa escultura também se tornou um popular “local que traz boas energias”.
O cenário com a arte de areia se torna especialmente belo no final da tarde.
A bela imagem do sol se ocultando no horizonte
A combinação da arte e do mar colorido pelo por do sol é uma vista sublime.
Belo local para fotografar
O Parque Kotohiki foi selecionado entre os 100 melhores locais no Japão para ver o por do sol e na plataforma de observação há uma tabela que mostra os horários sazonais de quando o sol se oculta do horizonte. Durante o inverno, ele se põe no lado esquerdo da escultura de areia, enquanto que no verão ele se põe no lado direito.
De acordo com residentes locais que visitam a plataforma diariamente, em dias quando o céu está bem claro é possível ver toda a via Shimanami Kaido.
Após o por dol sol a obra é iluminada até as 22h.
A foto acima da Zenigata sunae iluminada durante a noite foi tirada na área perto da areia
A cada seis meses, na primavera e no outono, essa obra de areia é restaurada.
Veja a galeria com mais imagens e logo abaixo informações de acesso: