O famoso e carismático pâtissier brasileiro Diego Lozano voltou ao Japão, desta vez para apresentar delícias feitas com frutas amazonenses, em Tóquio.
Na sua vinda no ano passado o chef Lozano apresentou sua linha de chocolates. Teve o privilégio de ser o primeiro pâtissier brasileiro a oferecer seus chocolates na loja de departamentos Matsuya, na campanha Ginza Valentine World deste ano, coroado de sucesso.
Não só é muito apreciado como chocolatier, mas também pelo estilo inovador de trabalhar com doces japoneses e sobremesas kaiseki em harmonia com os tradicionais europeus, usando frutas do Brasil.
O Centro de Pesquisa Gurunavi em parceria com a Embaixada do Brasil organizou um seminário em 15 de fevereiro. Explicou sobre a compatibilidade entre os ingredientes brasileiros e a cultura alimentar única do Japão.
Apresentou a fruta amazônica cupuaçu, com paladar rico, cheiro e acidez distintos. Explicou que é rica em fibras alimentares, vitaminas C e B, ferro, ácido fólico e também contém GABA, um ingrediente relaxante.
Embora não seja popular como o açaí entre os japoneses começa a ganhar destaque.
Também não poderia deixar de apresentar a rica castanha do Pará, conhecida no exterior como Brazil nuts. É rica em minerais com efeito saudável, além de dar o tom crocante aos doces.
No seminário apresentou bolos, doces e chocolates com esses ingredientes aos cerca de 30 chefs japoneses presentes.
Lozano abriu mostrou que esses alimentos podem ter compatibilidade com os tradicionais confeitarias, o que inspirou os demais chefs.
Mas, por outro lado, demonstrou muito interesse na fruta cítrica yuzu, matcha e saquê. Pode ser que no próximo ano apresente mais novidades fazendo esses casamentos entre o oriente e o ocidente.
Fontes: Gurunavi e Sankei Biz