O ano da era imperial está listado nas novas habilitações em parênteses após o ano ocidental (Asahi)
Pela primeira vez foram emitidas carteiras de habilitação japonesas que exibem a data de validade em calendário ocidental e imperial.
Publicidade
Em 15 de março, o Departamento da Polícia de Tóquio se tornou a primeira organização da polícia a emitir carteiras de motorista exibindo os dois anos para a data de validade.
Espera-se que outras províncias sigam a tendência.
As habilitações japonesas, anteriormente, exibiam somente o ano da era imperial.
Contudo, em resposta ao crescente número de estrangeiros que está tirando carteira de motorista no país, a Agência Nacional de Polícia- ANP decidiu em agosto de 2018 listar somente o calendário ocidental para a data de validade.
Posteriormente, a agência mudou a política para exibir também o ano da era imperial após exigências do público para habilitações com ano duplo.
O ano da era imperial está listado nas novas habilitações em parênteses após o ano ocidental.
As carteiras de motorista com ano duplo exibindo a era Heisei serão emitidas até 28 de abril.
A era Heisei se encerrará quando o imperador Akihito abdicar em 30 de abril e o príncipe herdeiro Naruhito ascender ao trono do Crisântemo em 1º de maio.
O novo nome de era deve ser anunciado em 1º de abril.
Outras informações nas carteiras de motorista que envolvem data, como data de nascimento, data de quando a carteira foi emitida e as datas em que outros tipos de licenças foram emitidos, exibirão apenas o ano da era imperial por causa das restrições de espaço.
Fonte: Asahi