Depois do anúncio das primeiras flores de cerejeira em Nagasaki na quarta, na quinta-feira (21) foram as vezes de Fukuoka e Tóquio, às 10h. Na capital foi no santuário xintoísta Yasukuni.
Em Nagoia (Aichi) pode ser que o anúncio seja feito à tarde, pois de manhã ainda não havia 5 flores, o quesito para considerar como o início da floração.
Como essas cerejeiras são da variedade someiyoshino quando uma começa a desabrochar em seguida ocorre o mesmo nas demais províncias, com efeito dominó.
O período para apreciação da sakura é fugaz. Assim que os primeiros botões desabrocham a plena florescência ocorre em uma semana. Por isso, fique atento à previsão para programar o passeio no seu local preferido.
Na região Tokai, as províncias de Aichi e Gifu serão as primeiras. E o ápice da florescência é entre 30 e 31, quando 80% das flores já desabrocharam.
Já em Shizuoka deverá ser em 25, seguida de Mie, em 26. Portanto, estarão no auge entre 1.º e 3 de abril.
Em Kansai deverá começar em 25, nas províncias de Hyogo, Nara e Wakayama. Depois, em Osaka e Quioto, sendo Shiga no dia 30. Assim, o melhor período para a apreciação é nos primeiros dias de abril.
Na região Kanto, começam com Tóquio e Kanagawa, seguidas de Yamanashi e Saitama, depois Gunma, Chiba e Tochigi. Por isso, fique atento até o final do mês e começo de abril.
→ Toque aqui para selecionar os locais que quer visitar!
Fontes: Asahi, CBC TV, ANN e Tenki