O Conselho de Patrimônio Cultural do Monte Fuji decidiu pedir a todos que visitarem a montanha icônica a pagarem uma taxa voluntária de mil ienes, mesmo se não forem escalar o monte.
Anteriormente, a taxa voluntária foi coletada de alpinistas que partiam em direção ao topo a partir da 5ª estação da montanha de 3.776 metros de altura, que fica na metade do caminho acima e é acessada por carros e ônibus.
A nova diretriz será aplicada a todos os visitantes que passarem um dos pontos da 5ª estação no início de cada trilha de hiking.
Se a proposta for oficialmente aprovada em uma reunião no dia 19 de março, ela será implementada neste verão.
O pagamento da taxa continuará sendo voluntário. As doações serão usadas para preservar o ambiente, limpar o lixo e aumentar as medidas de segurança para alpinistas na montanha que foi declarada um Patrimônio Mundial da UNESCO em 2014.
De acordo com dados fornecidos pela província de Shizuoka, o valor coletado de alpinistas no último ano foi de 56.6 milhões de ienes no lado de Shizuoka, com cerca de 50% de todos os alpinistas pagando a taxa. No lado de Yamanashi, cerca de 87.8 milhões foram coletados de 60% dos alpinistas que pagaram a taxa.
Fonte: Japan Today