Uma balsa naufragou no Rio Tigre perto de Mossul, no Iraque, deixando pelo menos 92 mortos durante o Noruz e as celebrações do Dia das Mães na quinta-feira (21), disseram autoridades.
Dentre as vítimas estavam 12 crianças, de acordo com o porta-voz do ministério da saúde Saif a-Badr.
Das cerca de 150 pessoas que estavam abordo, aproximadamente 60 estão desaparecidas, disse o prefeito de Mosul Zuhair al-Araji.
A balsa estava transportando pessoas de uma margem do rio até uma pequena ilha turística chamada de Umm al-Rabeein.
“Minha família estava feliz e se preparando para celebrar o Noriz”, disse o sobrevivente Omtir Tajuddin, que perdeu sua mãe. Noruz é o Ano Novo Persa, enquanto o dia das mães também é celebrado em 21 de março no mundo árabe.
Equipes de resgate conseguiram recuperar vários corpos do rio e as operações de busca estão em curso, disse ele.
De acordo com o diretor dos Recursos Aquáticos de Nineveh, Duraid Hikmat Tobya, a balsa naufragou na metade do caminho por causa do nível alto da água do rio.
A balsa transportava duas vezes mais pessoas do que a capacidade permitida, disse o gerente-geral da Defesa Civil, o brigadeiro Malik Bohan à emissora estatal Al Iraqiya.
O ministro Adil Abdul ordenou uma investigação imediata e exigiu que os resultados fossem apresentados a ele dentro de 24 horas, de acordo com uma declaração.
Tens of Iraqis feared dead after a ferry carrying more than one hundred people sank near #Mosul pic.twitter.com/ki7MaH9KcE
— Ali Hashem علي هاشم (@alihashem_tv) March 21, 2019
Heartbreaking!
CCTV camera shows the moment the ferry, carrying more than 150 people, capsizes in #Mosul.
At least 90 peope are dead and more than 20 are missing. 54 people were rescued. #Iraq pic.twitter.com/YDVautFzT2— Baxtiyar Goran (@BaxtiyarGoran) March 21, 2019