Equipes de resgate trabalharam durante toda a noite de sábado (23) para resgatar 1.300 pessoas que ficaram bloqueadas em um navio de cruzeiro ao largo da costa da Noruega, disseram autoridades.
A polícia no Condado de Møre og Romsdal disse que navio sofreu problemas no motor e que todos a bordo e estavam sendo evacuados para a costa.
A agência de resgate no mar da Noruega disse que o MV Viking Sky enviou um sinal de dificuldades em meio às ondas altas e forte ventania.
Cinco helicópteros e vários navios de resgate foram mobilizados.
Um dos navios de resgate – um cargueiro chamado Hagland Captain – também perdeu a força no motor e dois helicópteros tiveram que ser redirecionados para resgatar a tripulação.
Até a manhã deste domingo (24), o navio havia conseguido reiniciar três de seus quatro motores e estava tentando chegar perto do porto mais próximo.
This looks terrifying! 1300 passengers had to be rescued off this cruise ship after it suffered engine failure in a storm off the coast of Norway. pic.twitter.com/MkZDg7XcJq
— Stuart Robinson (@stuartrobinson1) March 24, 2019
“Estávamos almoçando quando o navio começou a chacoalhar”, disse John Curry, divulgou a emissora NRK. “As vidraças das janelas se quebraram e a água entrou. Era puro caos. A viagem no helicóptero, eu preferiria esquecer. Não foi agradável”, disse ele.
Janet Jacob, que também foi resgatada, disse ao NRK que ela “nunca tinha visto algo tão assustador”.
“Comecei a rezar. Rezei pela segurança de todos a bordo”, disse ela. “A viagem de helicóptero foi assustadora”.
Até as 22h40, 155 pessoas haviam sido levadas para a costa, mas a polícia alertou que os números iriam variar e disse que iriam “aguardar para contar até novo aviso”.
Oito pessoas sofreram ferimentos, três das quais a condição é grave, divulgou a NRK.
De acordo com a NRK, a maioria dos passageiros eram britânicos e americanos.
O Instituto de Meteorologia Norueguês disse que algumas ondas mediam mais de 10 metros, com um jornal local informando que barcos salva-vidas foram forçados a retornar em rota para o navio devido às condições “brutais”.
Aqueles que foram trazidos para a costa estão em um complexo de esportes local. Um voluntário disse que cerca de 80 chegaram até o momento e que acomodação havia sido disponibilizada para eles em hotéis na região.
O MV Viking Sky é um navio da Viking Ocean Curises, que fez sua viagem de estreia em 2017.
O site MarineTraffic mostra que a embarcação estava em rota para Stavanger, após ter partido de Tromso, e está desviando ao largo da cidade de Farstad perto de Molde na costa oeste do país.
A área é conhecida como Hustadvika e alegadamente uma das faixas mais perigosas da costa da Noruega.
Fonte: BBC