A imprensa japonesa noticiou em 27 de fevereiro que uma única carpa da espécie Nishikigoi foi adquirida por um multimilionário chinês pelo valor de 230 milhões de ienes. Foi através do leilão em Hiroshima, em novembro do ano passado, cravando um valor histórico no Japão.
Isso ilustra a fama desse tipo de carpa especialíssima. Afinal, Nishikigoi não é um peixe qualquer. É uma carpa típica da então aldeia Yamakoshi, atual cidade de Nagaoka (Niigata), desde 1804. Os cultivadores foram aprimorando a genética e criaram essa espécie chamada de Nishikigoi.
Famosas pela beleza no mundo todo, são chamadas de joias ou obras de arte que nadam.
Em novembro do ano passado foi realizado o encontro para avaliação da Nishikigoi, na cidade de Ojiya (Niigata). Metade dos participantes eram estrangeiros.
Um empresário chinês do mercado imobiliário que participou explicou o motivo. “O nado elegante me faz esquecer do estresse diário. Posso ficar horas apreciando”, justificou.
Brasil na lista dos maiores compradores de Nishikigoi
Apesar desses encontros de avaliação serem realizados em diversos países do mundo, um estrangeiro comentou “o status está no prêmio obtido no Japão, a casa da Nishikigoi”.
Com tamanha fama, nos últimos 5 anos as exportações aumentaram em 35%. Em 2017 o volume foi de 3,6 bilhões de ienes, marcando o dobro dos últimos 10 anos. Os países que mais compram são Hong Kong, Holanda, Alemanha, Brasil e Emirados Árabes, nessa ordem.
Há previsão de aumento no volume de exportação desse setor. Seu preço tem sido superior ao do atum, embora sejam de segmentos diferentes. Afinal, os apaixonados pela essa espécie de carpa são pela beleza ornamental.
No começo de fevereiro foi realizada uma reunião para avaliação em Tóquio. A que ganhou o primeiro lugar foi uma de corpo branco com marcas bem definidas em vermelho. “O encanto está nessas marcas únicas no mundo”, explicou Masaaki Nakajima, presidente da Zen Nippon Airinkai.
Fontes: Nikkei Shimbun, Chuo Nippo e Gov. Niigata