Segundo divulgou a NHK, o presidente do Comitê Olímpico Japonês – JOC na sigla em inglês – provavelmente terá que renunciar sem cumprir um outro mandato enquanto as autoridades francesas o investigam em conexão com alegações de corrupção.
O JOC deve escolher seu novo presidente em uma votação interna bienal que será realizada em junho.
Inicialmente foi considerado que o atual presidente, Tsunekazu Takeda, provavelmente seria reeleito. Contudo, altos funcionários e outros próximos ao assunto agora dizem que as chances de um outro mandato são poucas. Alguns dizem que Takeda deverá decidir por ele mesmo se vai renunciar.
Takeda é suspeito de envolvimento em suposto suborno sobre a vitória da candidatura japonesa para sediar as Olimpíadas e Paralimpíadas de 2020.
Promotores franceses disseram no início deste ano que um juiz de investigação está analisando se levará Takeda a julgamento.
Takeda insistiu constantemente sua inocência, mas fugiu de suas responsabilidades durante uma coletiva de imprensa em janeiro ao não aceitar perguntas de repórteres. Desde então ele cancelou suas viagens de negócios no exterior e esteve ausente de reuniões internacionais.
A NHK também soube que o Comitê Olímpico Internacional tem grandes preocupações sobre o possível impacto que uma acusação oficial contra Takeda teria sobre os Jogos de Tóquio.
Fonte: NHK