Publicidade
A criança com mais de uma deficiência representa um grande desafio para a família. Foi demonstrado que muitas delas podem obter grandes progressos se suas necessidades forem adequadamente satisfeitas.
Cada criança possui necessidades diferentes, e os programas devem ser desenvolvidos baseando-se na crença de que cada uma tem capacidade de crescer e aprender. É muito normal que os pais se sintam angustiados e desorientados; por esse motivo, você pode ter a tendência de proteger muito seu filho.
Não se preocupe em cometer erros; é melhor tentar fazer algo do que nunca arriscar. Se algo que você tentar realizar com seu filho não funcionar, tente fazer de outra maneira.
Evite proteger muito seu filho. Passeie com ele para que possa tocar, escutar, cheirar, provar e “ver”.
Movimente, segure no colo e abrace o seu filho; incentive os outros membros da família ou amigos a fazer o mesmo.
Ajude seu filho a formar uma ideia positiva de si mesmo, permitindo que ele tome decisões e que experimente ter sucesso.
Estimule todos os seus sentidos – tato, paladar, ouvido, olfato e visão – de maneira que eles sejam parte das atividades da vida diária da criança.
Trate de desencorajar maneirismos repetitivos ou sem nenhum sentido, tais como esfregar os olhos ou balançar-se, e incentive-o a desenvolver condutas positivas, tais como pegar um brinquedo, para eliminar a conduta indesejada.
Trate de encontrar movimentos, alimentos ou brinquedos de que seu filho goste. Utilize os que lhe dão prazer para motivá-lo.
Experimentar e desenvolver
Deixe que seu filho experimente diferentes texturas como grama, areia, piso de cimento ou madeira, diferentes sons, do aspirador, musica variada, ruídos em centros comerciais cheios; diferentes temperaturas como o espaguete quente ou gelatina fria, ou diferentes sabores provando requeijão, pizza ou verduras, por exemplo.
Se seu filho não quiser algo, deixe passar algum tempo antes de tentar de novo, até que ele gradualmente vá se acostumando com a mudança. Lembre-se de que, em geral, qualquer mudança é extremamente difícil para uma criança com deficiências múltiplas, mas os benefícios que o fato de ir ajudando-a a tolerar as coisas em geral acarreta permitirão que ela vá aprendendo mais sobre o mundo que a rodeia.
Motive seu filho a desenvolver as habilidades da linguagem, dizendo a ele o que está acontecendo à sua volta, identificando os sons do seu ambiente e nomeando objetos que ele estiver segurando em suas mãos. Mas lembre-se de dar a ele um só objeto por vez, para que a tarefa seja mais fácil.
Você também pode combinar que seu filho brinque regularmente com as crianças de outras famílias, para que ele possa mais facilmente aceitar pessoas que não sejam parentes.
Permita que seus outros filhos possam expressar sentimentos positivos e negativos. Permita que eles se sintam bravos ou ciumentos e que possam reconhecer que é difícil ter um irmão deficiente.
Recompense você mesma pelas horas de trabalho duro; procure ajuda na forma de recursos ou de pessoas que possam substitui-la quando precisar e viva um dia por vez.