O Museu da Natureza da Província de Wakayama anunciou na quinta-feira (14) a confirmação de que o objeto analisado é um fóssil de dente do espinossauro. Essa espécie de dinossauro quadrúpede e gigante viveu cerca de 100 milhões de anos atrás. Chegava a 15 metros de altura e se alimentava de peixes porque nadava.
Esse foi o terceiro fóssil encontrado no Japão, sendo que os anteriores foram em Gunma.
O homem que o encontrou conta que foi por acaso. Satoshi Utsunomiya, 49 anos, japonês, assalariado, residente em Higashi Osaka (Osaka), tem como hobby colecionar fósseis.
Em outubro do ano passado foi até Iwasa-cho (Wakayama) para comprar laranjas. Resolveu dar uma passada na praia porque o tempo estava ensolarado. Dentre as pedras uma de cor preta chamou sua atenção e a recolheu. Teve a impressão que se tratava de um fóssil de dente.
Era apenas a ponta do dente, com forma cônica, de 14mm de comprimento. Enviado para análise, foi identificado como um dente semelhante a de um espinosauro devido à presença de estrias longitudinais na superfície e esmalte espesso do dente. Ele doou o raro fóssil para o museu.
Fontes: ANN e Asahi