Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança
Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança

Sucesso da fazenda de atum: peixes gigantes se transformaram em griffe

| Curiosidades

Depois de anos de dedicação à pesquisa e desenvolvimento, a Universidade de Kinki obteve sucesso na aquacultura do atum-do-pacífico. Veja o vídeo!

Passagens aéreas no Japão - Alfainter
atuns

Espetacular fazenda de atum-do-pacífico e a pesca de um com 1,20m, à esq. (Sankei)

Pela primeira vez na história do mundo a aquacultura do atum-do-pacífico foi considerada sucesso, em junho de 2002. O caminho até essa conquista foi longo. As pesquisas foram iniciadas em 1970 pela Universidade de Kinki, de Higashi Osaka (Osaka).

Publicidade
Grande contratação em Toyama - UT SURI-EMU

Vistos de cima, os grandes círculos no mar são os tanques da fazenda, onde os atuns nadam livremente. E o melhor, são para a finalidade de alimentar a população que adora sushi. Hoje em dia esses atuns são chamados de Kindai maguro, griffe da universidade. Disputados pelas lojas de departamento do Japão, também vão para outros países.

A Sede Experimental de Oshima fica em Kushimoto-cho (Wakayama), a terra natal, ou melhor, água natal dos primeiros atuns de cativeiro. O Instituto de Pesquisa Pesqueira foi inaugurado em 1945, onde um total de 24 pesquisadores estão trabalhando no desenvolvimento de tecnologia de aquacultura do atum.

Artigos relacionados

Acompanhe o Portal Mie

Eles são alimentados de cavala ou cavalinha e nadam vigorosamente para obter a ração, conforme mostra o vídeo abaixo.

Atum leva 5 anos até chegar ao ponto de pescaria

2 21

Na fazenda os atuns nadam livremente dentro dos tanques gigantes (Sankei)

Passados 17 anos do sucesso na criação continua-se investindo na tecnologia. Em 2002 a taxa de sucesso de incubação artificial era de 1 para 10 mil ovos. Nos dias atuais chegou-se a 3%, um marco. Mas a criação requer paciência.

Depois de 40 dias da eclosão são jogados nos tanques. Levam 5 anos para chegar ao ponto da pescaria, com cerca de 1,20m de comprimento e 60Kg.

A aquacultura dos atuns foi iniciada também no oceano da ilha Amami-Oshima (Kagoshima). Lá o desenvolvimento das novas tecnologias promete alcançar um sabor que supera o do atum natural.

O atum cultivado sai de Kansai para as mesas de todo o país. Fruto da natureza combinada com a dedicação e fértil mente incansável dos pesquisadores.  

→ Para ler outras matérias em Curiosidades toque aqui.

Assista ao belo vídeo produzido pelo jornal Sankei, usando drone.

Fonte: Sankei


+ lidas agora

>>

Vamos Comentar?

logo