A tocha olímpica para os Jogos de 2020 em Tóquio destaca um design baseado em uma flor de cerejeira.
O comitê organizador para os Jogos revelou a tocha na quarta-feira (20), cerca de um ano antes do início do revezamento.
A tocha tem 71cm de comprimento e pesa 1,2Kg. A parte superior é separada em cinco partes, que parecem pétalas de flor de cerejeira quando vista de cima. A tocha é projetada para ter cinco chamas no topo.
A cor da tocha é algo entre rosa e ouro. O comitê nomeou a cor “sakura e ouro”.
Feita de alumínio, a tocha tem 30% dela reciclada de resíduos de construção de habitações temporárias. As moradias temporárias foram feitas nas províncias de Iwate, Miyagi e Fukushima para as pessoas que perderam suas casas no massivo terremoto e tsunami em 2011.
A tocha é trabalho do designer Tokujin Yoshioka, que é ativo em vários campos, incluindo arte contemporânea. Várias fabricantes ajudaram na produção.
Yoshioka disse que quando projetou a tocha pensou nas pessoas afetadas pelo desastre, suas recuperações mentais e desejos por paz. Ele frisou que a tocha é desenvolvida para brilhar com a luz do sol e espera que os competidores também brilhem e criem um caminho de esperança.
O revezamento de tocha iniciará em 26 de março do próximo ano no centro de treinamento de futebol nacional J-Village em Fukushima. A tocha viajará por todas as 47 províncias do Japão no período de 121 dias que levam à cerimônia de abertura em 24 de julho.
Fonte: NHK