A USB-IF (USB Implementers Forum), organização que define os padrões do USB, anunciou as especificações do USB 4.0. Segundo o site de tecnologia Engadget, o USB 4.0 irá utilizar a tecnologia Thunderbol 3 da Intel. A velocidade máxima de transferência de dados será de 40Gbps (gigabytes por segundo).
O Thunderbolt é uma tecnologia de transferência de dados anunciada pela primeira vez em 2011 e produzida em conjunto entre a Intel e a Apple. A interface é mais versátil e rápida do que os padrões do mercado e possui suporte para diversos protocolos. O cabo Thunderbolt pode se conectar com displays, HDD e diversos outros devices.
A Intel adicionou ao Thunderbolt 3 suporte para USB 3.1 Gen 2 e também introduziu portas USB-C. Ou seja, devices USB podem se conectar com portas Thunderbolt. Em outras palavras, as portas Thunderbolt se tornaram portas USB com as especificações do Thunderbolt. O Macbook Pro anunciado em outubro de 2016 já possuía essa tecnologia, e muitos usuários podem usufruir dela.
Contudo, os devices USB conectados a portas Thunderbolt 3 não são automaticamente transformados em devices Thunderbolt. Por exemplo, caso um USB 3.0 seja conectado a uma porta Thunderbolt, a velocidade de transferência continuará com as limitações do USB 3.0.
Há alguns anos, a Intel anunciou que abriria as especificações do padrão Thunderbolt ao mercado industrial. Por isso, a USB-IF decidiu utilizar o padrão Thunderbolt 3 no USB 4.0.
O USB 4.0 possui capacidade de transferência de 40Gbps e largura de banda suficiente para suportar 2 displays 4K ou 1 display 5K. O USB 4.0 também possui compatibilidade com as versões anteriores do padrão USB.
O USB 4.0 é a solução ideal para padronizar todas as portas. Apenas um cabo e uma porta poderá controlar tudo. Detalhes oficiais das especificações serão decididos no segundo semestre deste ano.
Fonte: Techcrunch e Engadget