Três pessoas morreram em um acidente de avião no Nepal que ocorreu em um dos aeroportos mais perigosos do mundo.
O avião derrapou na pista no momento da decolagem e atingiu um helicóptero parado no Aeroporto de Lukla, a principal porta de entrada para a região do Everest.
A pista é curta e rodeada por montanhas, tornando o pouso e decolagem extremamente difíceis.
O piloto do avião e dois oficiais da polícia que estavam perto do helicóptero morreram. Três outras pessoas ficaram feridas.
Ambas as aeronaves pertenciam a empresas que levavam alpinistas, turistas e moradores locais à região do Everest.
A razão para o acidente que ocorreu no domingo (14) não está clara. Autoridades disseram que o tempo estava bom e que posteriormente os voos retomaram suas operações.
O aeroporto mais perigoso do mundo?
O Aeroporto de Lukla está localizado a uma altitude de 2.845 metros.
Em 2008, 18 pessoas, incluindo 12 alemães, morreram quando um avião tentou pousar no aeroporto. Dois pilotos morreram em circunstâncias similares há menos de dois anos.
Uma pista fica na ponta de um penhasco com um desnível de 700 metros e o aeroporto é fechado com frequência por causa de forte ventania ou neblina.
Somente pilotos experientes têm permissão para pousar em Lukla. Eles devem ter realizado pelo menos 100 pousos e decolagens em pistas curtas e trabalhado em tais condições por um ano no Nepal.
Devido a um influxo de turistas nos últimos anos, o número de voos para o Himalaia aumentou de forma significativa.
Contudo, o Nepal tem um registro precário de segurança em voos. Em fevereiro, sete pessoas morreram em uma queda de helicóptero, incluindo o ministro da cultura, turismo e aviação civil do país, Rabindra Adhikari.
A União Europeia proibiu voos de todas as companhias aéreas nepalesas em seu espaço aéreo.
Fonte: BBC