As pessoas em todo o mundo estão ficando mais nervosas, estressadas e preocupadas, de acordo com uma nova pesquisa global.
Das cerca de 150 mil pessoas entrevistadas em mais de 140 países, um terço disse que sofria estresse, enquanto pelo menos uma em cinco passou por tristeza ou irritação.
O relatório anual Gallup Global Emotions perguntou às pessoas sobre suas experiências positivas e negativas.
O país mais negativo foi Chade, seguido pela Nigéria. O mais positivo foi o Paraguai, segundo o relatório.
Os pesquisadores focaram nas experiências que os participantes tiveram no dia anterior à realização da pesquisa.
“Você riu muito ontem?” e “Você foi tratado com respeito?”, foram algumas das perguntas feitas em uma tentativa de ter uma percepção das experiências diárias das pessoas.
Cerca de 71% das pessoas disseram que tiveram uma quantidade considerável de satisfação no dia anterior à pesquisa.
A pesquisa descobriu que os níveis de estresse atingiram uma nova alta, enquanto os níveis de preocupação e tristeza também aumentaram. Cerca de 39% dos entrevistados disseram que estavam preocupados no dia anterior à pesquisa e 35% estavam estressados.
Os cinco países com as pontuações mais altas em experiências positivas
- Paraguai
- Panamá
- Guatemala
- México
- El Salvador
Os cinco países com as pontuações mais altas em experiências negativas
- Chade
- Nigéria
- Serra Leoa
- Iraque
- Irã
Países na América Latina incluindo Paraguai, Panamá e Guatemala ficaram no topo da lista de experiências positivas, onde as pessoas relataram “sentir muitas emoções positivas a cada dia”.
A pesquisa afirma que isso é reflexivo da tendência cultural positiva na América Latina de “focar nas coisas boas da vida”.
Chade teve a pontuação mais alta para experiências negativas. Mais de sete entre 10 chadeanos disseram que tiveram dificuldades em arcar com custos de alimentação em algum momento no ano passado.
Cerca de 61% pessoas no país disseram que tiveram dor física.
O país sofre com infraestrutura inadequada e conflito interno, enquanto as condições sociais e de saúde se comparam desfavoravelmente com aquelas em outros lugares na região.
Apesar da alta pontuação para experiências negativas de Chade, as pessoas nos EUA e na Grécia estavam mais estressadas que os chadeanos.
A Grécia teve a população mais estressada do mundo, com 59% dizendo que estavam estressados no dia anterior à pesquisa. Cerca de 55% dos adultos nos EUA também disseram que estavam estressados.
Fonte: BBC