Um casuar, ave gigante com garras longas em cada pé, matou seu dono após ele ter caído no quintal de sua casa em Gainesville, na Flórida, disseram autoridades ao CNN.
O dono da ave, Marvin Hajos de 75 anos, fez a ligação inicial para o 911 na manhã de sexta-feira (12). Uma segunda chamada foi feita por uma outra pessoa que estava no local, a qual relatou uma emergência médica envolvendo uma ave grande, disse o tenente Joshua Crews do Escritório do Xerife do Condado de Alachua.
Hajos foi levado para o hospital onde ele faleceu, disse o tenente. O casuar continua na propriedade de Hajos enquanto as autoridades realizam uma investigação sobre o ataque, disse ele.
O dono era um criador da ave rara que é nativa da Austrália e de Nova Guiné, disse o chefe dos bombeiros do Condado de Alachua, Jeff Taylor.
A morte foi um acidente, disseram autoridades. Parece que o homem caiu e o casuar o atacou após a queda, disse Taylor.
A Comissão de Conservação de Vida Selvagem e Pesca da Flórida considera os casuares animais selvagens de classe II, o que significa que eles representam perigo para os humanos e estão sujeitos a requisitos específicos de viveiros. Os donos também devem ter “experiência substancial” com os animais, disse a comissão.
A classe II é a mesma categoria em que estão incluídos os jacarés, texugos-do-mel e leopardos-nebulosos, enquanto a classe I inclui predadores mais tradicionais como leões, tigres e ursos.
O casuar é uma “ave grande e que não pode voar, de parentesco próximo ao emu” de acordo com o Zoológico de San Diego. Ela pode correr a uma velocidade de até 49Km/h em denso matagal, pular quase dois metros no ar e é uma nadadora habilidosa, então ela pode afastar ameaças, disse o zoológico.
Essas aves podem crescer mais de 1,5m e as fêmeas mais pesadas chegam a 73Kg, disse o zoológico. Os machos chegam a 54Kg.
Fonte: CNN